6 de julho de 2013

Como atrair passarinhos para seu jardim

Tendo morado em apartamento em São Paulo por um loooongo tempo e então há alguns anos atrás jogar tudo isso para cima em busca de um lugar mais saudável para viver com minha mãe foi das melhores coisas que aconteceram! Pude descobrir algumas maravilhas que acontecem quando se mora em uma casa, conviver com os animais de pertinho, cuidar do meu jardim e ter a minha hortinha. Morar em casa sempre foi nosso sonho e eu achava tão difícil, tão distante da minha realidade - mas não é não;


No começo deste ano a gente se mudou de novo - para uma cidadezinha no interior de São Paulo chamada Santo Antonio do Pinhal - e aqui recomecei com minhas experiências de alimentar os passarinhos da mata. Tive a sorte de encontrar um caseiro e uma caseira que são duas gracinhas - e ele fez para mim uma casinha para os passarinhos se alimentarem aqui no meu jardim. Isso é ótimo porque com um telhadinho a mistura de sementes se mantêm seca de um dia para o outro e também protege os meninos da chuva na hora da refeição. 


Mas na casa anterior eu não tinha esse luxo todo de casinha com telhado - colocava os potinhos de sementes no chão mesmo e juntava muitos pássaros lá todos os dias; O ideal nesse caso seria recolher a comidinha que sobrasse no final da tarde e recolocar pela manhã, mas eram tantos passarinhos que quase não sobrava nada, rss... E também na hora da chuva - mas é claro que nem sempre dava para fazer isso e o cardápio simplesmente mudava para sopa depois da chuva - o que não incomodava eles quase nada!


Aqui no terreno já tinham algumas dessas casinhas, mesmo assim a localização da nova casinha demorou um pouquinho para ser conhecida dos passarinhos - mas basta persistir um pouquinho oferecendo as sementes por alguns dias ou semanas até que eles descubram e tragam os amiguinhos todos! Fiz minha misturinha que é super fácil de encontrar em qualquer casa agropecuária ou de ração - uso uma mistura para passarinhos já preparada que tem girassol, alpiste, painço, e até umas frutinhas secas moídas e engrosso o caldo com a mesma quantidade de quirera fininha - eles adoram!


A casa que moramos é uma delícia porque tem um telhado que cria uma varanda cercando a volta toda - e varanda é a melhor parte da casa, na minha opnião de paulistana, haha! Nesse telhado vejo e ouço muitos passarinhos procurando abrigo para fazer seus ninhos, e tem alguns ninhos nas partes mais altas que parecem resistir bem às ventanias que fazem de vez em quando por aqui. Mesmo assim quis criar uma opção extra para eles fazendo uma casinha de passarinhos.


Usei nela tábuas de uma obra que os pedreiros largaram para trás, e minha serrinha tico-tico - devo dizer que não foi fácil, mas encaro a marcenaria e essas coisas de jardim como um hobbie mesmo, sem grandes espectativas, por isso apesar de ter ficado bem tosca (rss..) acho que pode funcionar! Quem sabe essas andorinhas que vejo se acomodando entre as telhas acabem adotando a casinha agora no inverno para criar seus filhotinhos? Não custa nada sonhar!


Outra idéia boa é colocar água com açúcar para os beija-flores. Coloquei a minha num lugar mais sombreado ao lado da casinha - que receberá sol apenas no final da tarde, assim a água se mantém fresquinha por mais tempo. Mesmo assim é preciso lavar o recipiente e trocar a água no máximo a cada dois dias para evitar que a água com açúcar fermente e possa ocasionar uma doença na garganta dos beija-flores. Também é preciso insistir e ser consistente ao oferecer a aguinha todos os dias até que eles encontrem e comecem a frequentar.



Obviamente manter flores no jardim também atrai beija-flores - antes mesmo de eles começarem a beber minha água, eles já estavam por aqui nas flores...


Enfim, estamos muito contentes com esse lugar que é lindo e super friozinho! Adoro as manhãs que quase sempre começam com a neblina sendo dissipada rapidamente pelo sol - é muito lindo de ver como sobem da grama as gotinhas de vapor!


 E curto cada bichinho que hoje faz parte da nossa vida, como a coisinha que vêm tomar sol todas as manhãs aqui em casa!

6 comentários:

nilda disse...

Adoro suas letras e tudo mais que você faz.
Sua casa é DELICIOSA!
Beijocas Nilda
http://meucantin5.blogspot.com.br/

Claudia disse...

Que blog lindo! Parabéns!!!!!!!!
Beijos, Clau.

Amehlia Digital ® disse...

Oi Luciana!
Que sonho!! Fiquei feliz por ter compartilhado sua história e mostrado lindas fotos...
Sou apaixonada por pássaros e seria muito bom vê-los assim no quintal!
Parabéns pela nova escolha de vida!
Um bejim!

Anônimo disse...

Olá, entrei pra ver seu artesanato e li sua matéria sobre os passarinhos, me encantei. Eu tb mudei de SP pra Jundiai há alguns meses e vou aproveitar essa minha semana de férias pra cuidar do jardim e dos passarinhos em casa. Vou aproveitar suas dicas. Sabe que tenho um tio que coloca groselha na água dos beija flores, parece que dessa forma ela não faz mal pra eles mesmo depois de um tempo. Beijinho

# ESPAÇO LADY ELAINE # disse...

OLÁ ! MULHER ABENÇOADA !

Seu espaço é muito atraente,comunicativo
amei..te seguindo, espero ser aprovada
para retornar sempre aqui....
boa semana e sucessos !

beijos !

Anônimo disse...

adoreiiiiii. achei tudo lindo e encantador. como vc também deve ser bjos. e felicidades sempre.

Related Posts with Thumbnails