7 de dezembro de 2009

Preparando retalhos de tecido para patchwork

Desde que comecei a trabalhar com tecido tenho esta mania de guardar retalhos dos tecidos que mais gosto - dá muita dó jogar fora mesmo que um pedacinho pequeno daqueles tecidos mais especiais e queridos, e quanto àqueles que nem são tão especiais assim, também dá dó porque é material de qualidade que poderia ainda ser utilizado...

Mas óbviamente que olhando para a minha caixa de retalhos (que ficava bem escondidinha, como deveria ser, dentro de um armário) não dava a menor vontade de procurar aquela estampa especial para fazer um detalhe em qualquer trabalho! A coisa era toda muito feia quando se abria a tampa da caixa!...

Então minha idéia pós renovação do ateliê foi de organizar essa zona toda tornando a coisa mais prática e, porque não? - bonita. E claro, lembrando da utilidade dos retalhos para fazer patchwork, uma técinica que eu nunca explorei muito não, mas que ultimamente têm me interessado bastante.

Quando eu fazia um patchwork, eu começava do início - a redundância é só para confirmar a burrice que é pegar tecidos (às vezes nacionais, às vezes importados) em metragem - e retalhar só para fazer um patchwork... Havia uma certa tristeza em fazer isso, mas eu não pensava muito no porquê... Bom, agora já sei, patchwork é para ser feito com retalhos!

Depois de passar meus retalinhos um a um, separei em pilhas de cores, também levando em conta em que tamanhos eu poderia cortar cada retalho... - escolhi dois tamanhos para usar em meus patchworks, 6x6 cm e 10x10 cm.

Por enquanto só consegui cortar os de 6x6 - mas já deu para ter uma idéia de como vão ficar lindinhos na minha prateleira, e estarão sempre me lembrando de fazer este processo de corte depois de cada trabalho (num mundo ideal, claro!), para não deixar acumular os retalhos.

Comprei mais duas caixas transparentes que servem para guardar sapatos, e que gosto muito de usar para guardar miúdezas que quero visíveis nas minhas prateleiras - como rolos de vivo, viés, e fitas de cetim.

Me surpreendi com a variedade e quantidade de tecidos que tenho para patchwork agora, e vai ser uma delícia parar para fazer trabalhos com estes tecidinhos já prontos, no meio da correria de sempre, o que vai facilitar bastante!

5 comentários:

Paula disse...

Olá, encontrei o seu blog quando "passeava" na internet e tem coisas lindas. Sei que não deve ser nada de especial para quem tem tantos retalhos mas eu gostava que você participasse na minha corrente de tecidos. Veja em meu blog em http://meialua66.blogspot.com/2009/07/corrente-de-tecidos.html
Obrigado

Mary disse...

Vc vende os quadrados de tecidos?
Vc poderia me mandar preços e formas de pagamento?
Estou procurando tecidos azuis e verdes? mary@wootton.com.br

Bydehss disse...

Olá!
Adorei passar por aqui e ver essas dicas de organização, com organização as idéias fluem melhor, né? Parabéns! Bom fds ;)

Dani disse...

Oi achei seu blog pela net tbém e me identifiquei demais com a " baguncinha" dos retalhos, vou aderir a sua idéia hehe!!

Anônimo disse...

Menina! Que idéia ótima!
Acabei de fazer isso com meus tecidos também, seguindo sua dica.
Ficou incrível!
Muito mais fácil de procurar...
Muito obrigada por esse post inspirador! =)
Bjs. e sucesso!
Joana
Banana-cazza

Related Posts with Thumbnails