30 de janeiro de 2012

Transformando minha Cozinha!!

Com certeza: estava precisando!!
Minha cozinha vinha sendo um pouquinho negligenciada, rss! A desculpa: a correria de sempre, claro!
Enfim, eis que chegou a hora de dar uma ajeitada nas coisas! Como em tudo, gosto de fazer as coisas rapidamente - assim não fica aquela coisa toda fora do lugar por muito tempo, e nem temos tempo para grandes transformações não é?
A situação deste móvel estava bem crítica e caótica
Então minha idéia foi de reorganizar as coisas na despensa, etiquetar tudo bem bonitinho para facilitar a manutenção, e fazer uma pintura nova no meu móvel de louças. Quando nos mudamos para esta casa, que é alugada, estranhei o fato de praticamente não ter armários na cozinha... Mas deu tudo certo porque eu tinha este móvel enorme de madeira que num momento de desespero eu havia feito uma decoupagem bem mal feita nas gavetas. Olha só a situação (já sem uma gaveta que eu comecei a lixar)!
O material que usei foi o seguinte:
- Tintas acrílicas para parede (branca e azul clarinho, da Coral Decora: Azul Harmonia ref. 46BG)
- molde para stêncil num desenho chamado Quadrifólio, que consegui aqui
- pincéis, lápis branco, 
- lixas para madeira: grossona e fininha
- etiquetas bonitinhas, que imprimi daqui
- se possível: lixadeira, que emprestei do meu irmão, rss!
- tempo utilizado: 2 dias!

Vamos começar a trabalhar? Pois então, lixei bem a parte da frente das gavetas e aí foi só imprimir o stêncil e recortar. Só que não funcionou muito bem aplicar a tinta diretamente nele, porque a tinta entrava por baixo dos cortes e borrava - então tive a idéia de usar o stêncil para riscar linhas em lápis branco, e depois pintar com pincel fininho cada parte do desenho.

Deu trabalheira mas valeu à pena! É isto que fez a diferença no móvel, não é?

 Depois deixei as gavetinhas secando e fui pintar o móvel todinho de branco. Como a idéia era de lixar depois de secar a tinta, eu não me preocupei em lixar antes, hahaha! Então apliquei a tinta do jeitinho que estava mesmo - acho que ele tinha uma camada de cêra, mas isso não prejudicou em nada...

Em alguns pontos eu fiz uma segunda mão de tinta, mas depois vi que não precisaria - como eu iria lixar no final para dar efeito de pátina não precisa ter uma camada de tinta muito grossa, só o suficiente para mantê-la em algumas áreas e lixá-la um pouco mais em outras.

Depois dei uma desgastada na tinta com a lixa grossa e nas áreas  em que eu queria manter branco, utilizei a lixa mais fininha para dar um acabamento melhor na tinta e não aparecerem as pinceladas.

 Tudo prontinho ficou assim!


  Depois imprimi as etiquetas que usei na despensa também, e coloquei em áreas do móvel para que a louça seja sempre guardada desta forma!
antes               depois
 A despensa foi bem mais fácil, rss! Foi só comprar mais alguns potes - eu já tinha os de vidro, que com certeza são mais bonitos, mas também um tantinho caros, e também não encontrei em tamanhos menores... Então investi R$ 26,00 em 9 potes pequenos, com tampinhas enfeitadas, e o melhor: são mais fáceis de empilhar!

Reorganizei as posições das coisas na despensa: potes grandes, potes menores, lataria (que pode ser organizada super bem com estas "escadinhas" de plástico, super práticas e facilitam a visualização!), e os temperos coloquei numa cestinha branca. Não ficou bonitinho!?
Agora estou mais do que contente com minha cozinha, que também ganhou geladeira nova, substituindo uma de mais de 15 anos que já deu tudo de si!

7 comentários:

Teto Doce disse...

Lu ficou mt legal....
um bjo grande,

Luana M. disse...

Jesus amado, eu ameeeeeeei isso, Lu! Que transformação, ficou profissional o resultado!!!! Maravilhoso o stencil. Super organizado. Essas mudanças, transformam a nossa rotina... para melhor!

Um beijo!

Jadzik disse...

great :)

Bianca disse...

Nossa Luciana, ficou joia!! Adorei a transformação!! E a organização! Parabéns pelo trabalho!
Beijoss

Maria Amélia disse...

Nossa, ficou ótimo. Adorei a pátina. O desenho nas gavetas ficou lindíssimo. Que coragem a sua. Eu tenho um guarda roupas antigo esperando há séculos por uma repaginada. Gostei também da despensa. Que escadinhas são estas?

Luciana disse...

Obrigada queridas!!
Estou super contente com as coisas nos seus lugares, rss! E essas etiquetas facilitam mesmo a manutenção!
Maria Amélia, minhas escadinhas comprei há um tempão, mas achei similares no google procurando "organizador de latas", aqui, por exemplo (embora não conheça esta loja):
http://www.101directimports.com/organizaccedilatildeo.html
Bjs!

Maria Amélia disse...

obrigada Luciana, vou dar uma olhada na loja. Achei muito interessante. Tem tanta coisa que a gente não conhece, não é mesmo? bjs e um ótimo final de semana

Related Posts with Thumbnails